Dicas Mit

5 dicas para cuidar do seu dinheiro na nova década!

28 Mar 24
2 min
01

Você tem muitos planos, mas o dinheiro não está em sintonia com eles? Então, confira algumas dicas que podem contribuir para o seu planejamento financeiro!

Uma das principais resoluções de ano novo das pessoas é justamente cuidar do dinheiro. E como estamos na nova década, nada melhor do que buscar melhores formas de poupar.

Para ajudar seu planejamento financeiro, o MITConsórcio trouxe algumas dicas. São fáceis de aplicar no dia a dia, mas que podem fazer toda a diferença. Confira!

1. Defina seus objetivos e metas

Objetivos e metas bem definidas são verdadeiros mapas para guiar você. Quanto mais detalhados, mais fácil fica entender o por que é necessário cuidar do dinheiro. Faça planos para curto, médio e longo prazo. E, quando for preciso, faça ajustes para não fugir do que foi traçado.

O importante é você começar a se organizar o quanto antes, pois assim as probabilidades de alcançar seus desejos é maior. Ah, e lembre de que a procrastinação não é boa conselheira em nenhum momento, mesmo que seus sonhos pareçam distantes.

2. Controle seu dinheiro

Cuidar do dinheiro vai ajudar você a ter bem em mente quanto recebe e o valor que pode gastar todos os meses. Para isso, monte uma planilha, começando suas anotações pela renda mensal. Nesse caso, não deixe de fora os ganhos extras.

Em seguida, classifique as principais despesas como aluguel, prestações, fatura do cartão e por aí vai.

3. Não esqueça de considerar os pequenos gastos

Os pequenos gastos, muitas vezes, acabam passando despercebidos. No entanto, eles podem atrapalhar no orçamento final.

Então, se você quer melhorar seu planejamento financeiro, comece a rastrear para onde vão as pequenas retiradas. Você pode acabar ficando surpreso com o quanto gasta em coisas supérfluas, como o cafezinho no posto ou o sorvete no fim de semana.

4. Desenvolva o hábito de poupar

Vamos combinar que o hábito de poupar não é algo de nossa cultura, porém ele é fundamental para o planejamento financeiro. Uma boa dica é começar com um pouquinho, de preferência todo o mês. Sobrou troco de uma compra ou ganhou desconto em alguma loja? Separe esse valor para a poupança.

Assim, quando você perceber, estará fazendo isso de forma automática. E o melhor: vai ficar cada vez mais motivado a poupar e cuidar do dinheiro.

Ainda, evite esperar o fim do mês para separar o dinheiro que sobra, porque isso pode não ocorrer. Segundo especialistas, o recomendado é guardar 10% da renda líquida. No entanto, só você pode determinar qual a porcentagem é mais viável para seu orçamento. Porém, o importante é não deixar de poupar!

5. Tire um tempo para a sua saúde financeira

A gente sabe que a correria do dia a dia pode atropelar uma série de planos, mas quem deseja cuidar do dinheiro da forma correta precisa tirar um tempinho. Use esse momento para fazer as anotações e controle das despesas.

Além disso, busque conhecimento através de bons materiais sobre educação financeira e opções de investimento. Quanto mais informação de qualidade, mais confiança você terá para conquistar seus objetivos.

E por falar em objetivos, uma boa opção para você conquistá-los é por meio do MITConsórcio. Com ele, é possível planejar a compra de seu novo Mitsubishi sem juros e de acordo com o seu orçamento. Visite nosso site e saiba mais!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES