Cuidados com o Carro

Como cuidar do alinhamento e balanceamento do seu carro?

19 Apr 24
2 min
01

Quer entender por que o alinhamento e balanceamento são tão importantes para o seu veículo? Confira as explicações neste blog post!

A manutenção preventiva do carro deve ser levada a sério, pois contribui para que tudo funcione corretamente nele. No entanto, não adianta verificar motor e freios, mas deixar de lado o alinhamento e balanceamento.

Quer saber por que eles são tão importantes para seu veículo e que diferença podem fazer no dia a dia? Então confira as respostas neste blog post. Boa leitura!

Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Vamos começar falando do alinhamento. Ele é feito com o objetivo de ajustar os ângulos das rodas do carro, deixando-as retas em relação ao solo e paralelas entre si. Desta maneira, equilibra todas as forças que agem sobre o veículo, como a força centrífuga e de viragem por exemplo. Isso faz com que o automóvel tenha mais eficiência de rolamento, estabilidade e desgaste uniforme dos pneus.

Já o balanceamento se refere à manutenção feita para que as rodas girem sem vibrações. Existem dois modos de balancear o conjunto de pneu e roda: estático e dinâmico. No primeiro deles, como o próprio termo diz, é feito com as rodas paradas. Já no dinâmico, é feita a rotação delas para a correção de problemas.

Qual a importância de fazer a manutenção de alinhamento e balanceamento?

O alinhamento e balanceamento serve para evitar trepidações no carro em velocidades superiores a 60 km/h, desgaste irregular nos pneus e até distúrbios de direção. Sem eles, o veículo terá que fazer mais força para entregar um bom desempenho, o que pode gerar maior esforço das peças. Tudo isso pode acarretar no desgaste mais rápido dos componentes, sem falar no comprometimento da direção, colocando tanto motorista quanto passageiros em risco.

Além do mais, o alinhamento e balanceamento em dia garante conforto ao dirigir, dando mais segurança para quem está ao volante. A médio e longo prazo, essa manutenção contribui para a economia, pois diminui as idas ao mecânico para corrigir falhas. Lembrando que tudo o que é feito preventivamente pode evitar grandes problemas no futuro.

Quais cuidados devem ser tomados?

A primeira recomendação quanto à manutenção do alinhamento e balanceamento é para que ela seja feita a cada 10 mil quilômetros. Mesmo que o motorista não perceba algo anormal no carro, é indicado levar esta marca como base.

Outros indicadores para você fazer o alinhamento e balanceamento:

  • nas trocas de pneus/rodas;
  • vibração do volante quando o carro atinge mais velocidade;
  • sempre que é feito o rodízio de pneus;
  • depois do conserto de um pneu ou câmara de ar;
  • quando houver forte choque ou contra um buraco, resultando no empenamento do aro;
  • perda de contrapeso de balanceamento do aro;
  • gasto excessivo em um ponto isolado do pneu.

Lembre-se: o pneu é um importante item de segurança em seu carro. Por isso, deve receber toda atenção e cuidado necessários. Além de aumentar a vida útil dele, você também estará cuidando da segurança de todos dentro do veículo.

Gostou de saber mais sobre alinhamento e balanceamento? Então compartilhe este conteúdo com alguém que também possa ter dúvida em relação a este tema!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES