Dicas Mit

Como vender carros usados acima da tabela fipe?

01 May 24
3 min
01

A tabela FIPE é muito famosa no mercado automotivo. Saiba quais fatores são levados em consideração e como vender seu carro usado por um bom valor de mercado!

Uma das maiores dúvidas de quem deseja saber como vender um carro usado é como valorizar e conseguir um valor acima da tabela FIPE. A grande questão é: Quais itens são avaliados e como cuidar do seu carro para fazer com que ele tenha um valor melhor no mercado?

Para auxiliar você nesse processo, criamos esse conteúdo. Saiba como funciona a tabela FIPE e quais fatores como definir o valor do seu veículo. Boa leitura!

Como os valores da tabela FIPE são calculados?

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) produz e atualiza uma tabela de preços muito utilizada no mercado automotivo. Basicamente, a tabela FIPE possui o preço médio dos carros de acordo com alguns fatores que influenciam no seu preço final, como:

  • Ano;
  • Modelo;
  • Cor;
  • Conservação;
  • Acessórios;
  • Região.

Para chegar nos valores da tabela que nós vemos, é feita uma pesquisa de preços, e os valores mais altos e baixos são excluídos da contagem. Então a média é calculada entre os outros computados e assim temos o  número final. 

A tabela é atualizada mensalmente, sempre contando com as diferenças entre os automóveis, como versão, motorização, ano e modelo do carro em questão. 

Essa tabela é utilizada pelas revendedoras como um referencial. Além disso, é utilizada também no cálculo de algumas taxas, como o IPVA. 

Ninguém é obrigado a seguí-la, mas como a tabela é muito adotada, principalmente para precificar carros usados, é uma boa estratégia seguir os valores sugeridos.

Como definir um valor para vender seu carro usado?

Bom, agora que sabemos por onde começar a buscar esse preço, chegou a hora de fazer algumas buscas na internet. 

Procure locais ou pessoas que estejam vendendo o mesmo carro que o seu, tente se ater ao ano-modelo para ter um referência condizente com seu veículo. Nessas buscas, procure fatores que diferenciam seu carro dos demais, ou seja, alguns atrativos positivos que vão servir como argumento de venda na hora de negociar. 

Como dissemos no começo do texto, existem alguns fatores que influenciam no preço: estado de conservação, região, cor e histórico do veículo. Esses quatro pontos são os principais e que mais vão influenciar no preço de venda.

Estado de conservação

Basicamente fala sobre como o carro está. É normal que, com o uso no dia a dia, aconteçam pequenas avarias, como riscos na lataria e vidros ou algum pequeno defeito nas maçanetas. O ideal é que isso seja corrigido antes da venda.

Cor

Pode ser um facilitador na hora de vender seu carro usado. Isso porque os clássicos preto, branco, prata e cinza são as cores chave, as mais procuradas no mercado. Essas cores desvalorizam pouco e tem muita aceitação entre os compradores.

Região

Afeta mais no estilo do carro. Por exemplo, lugares com áreas rurais costumam ser locais onde caminhonetes ou carros 4x4 são vendidos com maior facilidade. Isso porque a região pode ter mais estradas de chão e esse carros são ideais para esse tipo de trajeto.

Histórico do carro

É basicamente por tudo que ele já passou. Se sofreu algum tipo de colisão, já foi furtado, se a quilometragem é alta, entre outros.

Como ter mais chance de vender seu carro usado acima da tabela FIPE?

Agora, se você quer vender seu carro usado um pouco acima da tabela FIPE, você deve fazer uma vistoria geral. Conferir toda a parte mecânica do carro, como sistema de suspensão, direção, freios, luzes, limpadores e pneus. 

Outros detalhes também são importantes, como faróis e lanternas, que são itens de segurança do veículo. Faça esses pequenos consertos para que seu carro seja ainda mais valorizado na venda.

Além da parte mecânica, a estética deve estar em dia, como pintura, vidros e estofamentos em bom estado de conservação. Existem alguns procedimentos de limpeza interna, de estofamento, que podem deixar seu carro melhor ainda para vender. 

---
Gostou de saber como vender seu usado? Já está pensando em planejar a compra do seu próximo carro? Aproveite as recomendações e invista em um novo ou seminovo com a MIT Consórcio.

Nossos planos oferecem a solução Troca Fácil, onde você pode dar seu carro como lance parcial ou total, um recurso que facilita ainda mais a conquista do seu novo bem!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES