Educação Financeira

Contas de início de ano: como se organizar?

28 Feb 21
2 min
01

Já está calculando e controlando as temidas contas de início de ano? Sabemos que os boletos aumentam nesse período, então veja nossas dicas e saiba como lidar!

O começo de um novo ano costuma vir acompanhado de uma “ressaca” das festas que ocorrem na virada. Geralmente, ela é junto das temidas contas de início de ano. Afinal, os boletos não param de chegar e nessa época costumam aumentar consideravelmente.

Matrícula e mensalidade, material escolar, IPTU, IPVA, licenciamento e seguro obrigatório: a lista de contas de um ano que se inicia é grande. Enquanto isso, o somatório de tudo pode pesar no bolso e cuidar do dinheiro, se tornar um desafio.

Para ajudar você, selecionamos dicas de como lidar com esses gastos. Isso sem precisar abrir mão de planos como, por exemplo, adquirir um Mitsubishi novo. Acompanhe!

Planeje-se e faça bom uso do 13º

A primeira dica não poderia ser outra. Afinal, para equilibrar as contas e manter o financeiro dentro das suas margens, planejar é fundamental. Ainda mais quando se tem a possibilidade de usar o 13º salário.

E é justamente por isso que é importante manter o controle e saber se organizar. Quando há um planejamento sólido, lidar com imprevistos torna-se mais fácil, pois, um bom planejamento deve antecipar possíveis problemas. E a hora de começar é agora, então não espere a dificuldade aparecer, antecipe-se!

Aliás, aproveite o 13º salário para arcar com as contas de início de ano que você já sabe que surgirão. Então, analise seus gastos e boletos futuros. Organize tudo isso em uma planilha ou aplicativo e evite ter surpresas desagradáveis.

Avalie as prioridades

Essa é outra dica fundamental, uma vez que sempre há as necessidades primordiais, certo? No entanto, é preciso avaliá-las para descobrir se ainda são prioridades ou se estas já mudaram. Feito isso, para evitar juros e multas, dê preferência aos gastos fixos e obrigatórios o quanto antes.

Opte por pagamentos à vista com desconto

Outra questão essencial: pagamentos à vista, normalmente, oferecem descontos. Embora possa parecer pouco a princípio, 5% ou 10% de desconto pode fazer diferença no valor total das contas de início de ano. Por isso, pesquise possibilidades de pagamento e avalie se vale a pena optar pelas prestações ou pelo boleto à vista.

Adie gastos menos urgentes

Ao falar de prioridades, inclui-se os gastos menos urgentes também, só que com o objetivo de adiá-los. Se você fez um bom planejamento, sabe quais são os gastos menos necessários e os cruciais, não é mesmo? Uma forma de lidar com o aumento das contas de início de ano é evitar criar outras que não sejam tão importantes.

Pesquise preços

No mais, se você quer embarcar no clima de ano novo para adquirir algo especial, pesquise muito e compare os preços. Por exemplo, se estiver pensando em trocar de carro, já considerou fazer um consórcio?

As vantagens do consórcio de carro são muitas, mas já que estamos falando de como lidar com as contas de início de ano, que aumentam, aí vai a principal: é uma aquisição sem juros nem entrada.

Com o consórcio, você pode planejar melhor sua compra, não precisará lidar com muita burocracia, terá o poder de compra à vista, entre outros benefícios. Faça uma simulação e veja por si só!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES