Cuidados com o Carro

Quais os principais cuidados com os pneus e rodas do carro?

28 Mar 24
3 min
01

Pneus e rodas são itens importantes e não devem ser esquecidos. Quer saber quais cuidados tomar com cada um? Confira neste blog post todas as dicas!

A vida útil de muitas peças do carro depende diretamente da atenção que o proprietário dá a elas. Isso também inclui os cuidados com pneus, por exemplo.

Esses itens são essenciais para garantir a segurança de todos dentro do veículo, e quanto mais bem cuidadas mais tempo levará para a troca. Como consequência, isso pode até resultar em economia para o dono do carro.

Mas você sabe como cuidar tanto dos pneus quanto das rodas? Confira algumas dicas a seguir!

Dicas de como cuidar das rodas

Os cuidados com rodas devem levar em consideração, principalmente, o tamanho vindo de fábrica para evitar alterações no desempenho do veículo. Por exemplo, uma roda grande instalada em um veículo com menos potência pode sobrecarregar o motor, já que ele vai precisar trabalhar com mais força.

Também é necessário pensar no conforto, pois uma roda (aro) grande com pneu absorve menos os impactos. O resultado é uma viagem desconfortável para os passageiros.

Ah, e preste atenção no que diz a legislação. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe que o diâmetro das rodas ultrapasse os limites horizontais dos para-lamas do carro. Ou seja, não pode ficar para fora da lataria. O descumprimento resulta em infração grave, 5 pontos na carteira e multa.

Dicas de como cuidar dos pneus

Quando falamos em cuidados com pneus devemos lembrar que estes itens são fundamentais para o carro transitar com segurança pelas estradas. Por isso mesmo, toda atenção deve ser dada a eles.

A primeira coisa a ficar atento é em relação ao desgaste máximo do pneu, sendo que os sulcos devem ter até 1.6 mm de profundidade. Abaixo disso ele é considerado careca, e quem transita com ele assim está passível multas e também acidentes, uma vez que a aderência ao solo é comprometida.

Confira outros cuidados com pneus que todo motorista deve ter:

  • Limpeza: o acúmulo de sujeira pode afetar as pastilhas de freio, sendo assim, lave e seque o local adequadamente. Também certifique-se que os produtos usados devem ser livres de solventes químicos que comprometam a borracha;
  • Alinhamento e balanceamento: o primeiro ajuda na regulagem da suspensão e o segundo no conjunto roda-pneu. Ao fazer esses procedimentos você evita o desgaste irregular dos pneus e garante a eficiência do rolamento.
  • Calibragem: é natural que os pneus percam a pressão, por isso é importante que a calibragem seja feita periodicamente. Pneus murchos furam com mais facilidade e tendem a desgastar-se mais. Tudo isso compromete a durabilidade do produto. Já o excesso de pressão pode resultar na perda de estabilidade em curvas, rachaduras na base dos sulcos e maior propensão a estouros. Por isso, consulte a calibragem ideal indicada pelo fabricante.
  • Rodízio: a recomendação é fazer a cada 5 ou 10 mil quilômetros para otimizar o rendimento dos pneus e assegurar um rodar confortável.
  • Evite sobrecarga: evite andar com peso acima do sugerido pelo fabricante. Um pneu com sobrecarga de 30%, por exemplo, leva a uma perda média de 40% em sua vida útil.
  • Cuidado na direção: evite arrancar e frear bruscamente, pois ambas as manobras contribuem para o desgaste mais rápido dos pneus. Além disso, preste atenção ao estacionar para não pressioná-los contra o meio-fio.
  • Válvulas: elas muitas vezes são esquecidas. Por isso, certifique-se que em toda a troca de pneus sejam colocadas válvulas de ar novas.

Quando os cuidados com pneus e cuidados com rodas são levados a sério eles contribuem diretamente para prolongar o tempo de vida de cada item. Tudo deve ser observado e feito dentro dos prazos, conforme as orientações do fabricante. Assim, seu carro vai rodar com mais segurança e você ficará mais tranquilo na hora de pegar a estrada.

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES