Cuidados com o Carro

Qual é o momento certo para a troca de óleo?

16 Apr 24
2 min
01

Está em dúvida sobre quando você deve trocar o óleo do seu carro? Então, confira dicas importantes neste conteúdo para não errar na hora da manutenção do seu veículo!

Especialmente para quem está em seu primeiro carro - ou pensando em comprar um - saber quando trocar o óleo é uma dúvida comum. Aprender a cuidar do seu veículo é um processo gradual, mas é bom que você desenvolva uma rotina de manutenção para fazer o melhor uso dele.

Nessa postagem, falaremos sobre quando é o momento ideal para trocar o óleo, listando os motivos pelos quais a troca é importante e outras dúvidas relacionadas à manutenção do motor.

Para que serve a troca de óleo do motor?

Antes de saber quando trocar o óleo, é preciso saber o motivo pelo qual a troca é tão importante! 

O óleo no motor serve para fazer a lubrificação da máquina. É ele que circula pelos componentes internos e reduz o atrito das peças entre si. Ou seja, serve para diminuir a degradação da máquina e prevenir estragos.

Além disso, a lubrificação do motor também auxilia na remoção de impurezas, protegendo o sistema contra corrosão e oxidação. Realizar a troca do óleo é um cuidado indispensável na manutenção periódica do veículo.

Mas afinal, quando trocar o óleo do meu carro?

Uma vez entendida a necessidade da troca de óleo, você deve estar se perguntando como saber quando é preciso fazê-la. 

Primeiramente, é bom que você verifique o nível do óleo a cada abastecimento. O serviço é oferecido em postos de combustível gratuitamente. Apenas lembre-se que o carro deve estar em uma superfície plana e desligado há 5 minutos, no mínimo.

Para além deste cuidado rotineiro, considere fazer a troca a cada 10 mil km rodados ou, no mínimo, uma vez por ano. No caso de óleo mineral, a troca é realizada a cada 5 mil kms rodados, sendo também necessária a modificação do filtro.

Mantenha a periodicidade na manutenção do motor para não ficar na mão e acabar com gastos desnecessários no conserto do seu veículo.

Dicas importantes para quando trocar o óleo for necessário

Fique ligado nessas dicas extras de algumas variantes na hora de fazer a troca de óleo!

Frequência e qualidade dos trajetos

Apesar da média para troca de óleo ser aos 10 ou 5 mil km rodados, as condições sob as quais seu carro é utilizado têm influência. Se você usa o carro todos os dias e enfrenta trânsito prolongado, ruas esburacadas, altas temperaturas e outros excessos, a manutenção deve ser feita com maior periodicidade.

Óleo sintético ou mineral

A diferença entre os dois tipos de óleo é, principalmente, a espessura. É preciso verificar qual é a melhor indicação para o seu veículo.

De modo geral, o óleo mineral é mais indicado para carros antigos e com mais de 3 anos de uso. Como as peças estão mais desgastadas, é preciso que o óleo seja espesso para não vazar nas juntas.

Quanto ao sintético, é indicado para carros mais novos, pois conta com partículas que servem para limpar o motor.

---

Preparado para fazer a manutenção preventiva e acompanhar a troca de óleo do seu carro? Esperamos que sim! E se quiser mais conteúdos como esse, visite nosso blog para ler sobre os principais cuidados com seu carro!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES