Consórcio

Como funciona a carta de crédito?

29 Mar 24
2 min
01

Está pesquisando sobre consórcios e fica em dúvida sobre a carta de crédito? Neste blog post explicamos tudo sobre o assunto. Confira!

Se você está pensando em participar de um consórcio provavelmente já ouviu falar na carta de crédito. Ela é a parte mais cobiçada por qualquer participante. Afinal, é com ela em mãos que você pode comprar o bem e atingir seu objetivo.

Consórcio é uma modalidade acessível e simples de adquirir bens de valor maior, como um carro ou casa, por exemplo.

Para participar, basta contratar um plano e pagar as parcelas todos os meses. São através de sorteios que os ganhadores da carta de crédito são definidos.

Quer saber exatamente o que ela significa e quais as regras para utilizá-la? Siga a leitura e confira todos os detalhes!

O que é uma carta de crédito?

Resumidamente, podemos dizer que a carta de crédito é o documento que dá poder de compra ao consorciado. Isso porque não é realizado um depósito em conta do valor que está estipulado no contrato, mas sim é entregue este documento.

Podemos compará-la a um vale-compras, no qual a pessoa apresenta para retirar aquilo que deseja.

No consórcio de veículo, para que o poder de compra do consorciado não seja depreciado, o valor da carta de crédito varia conforme a tabela dos fabricantes.

Como funciona a contemplação?

A contemplação em um consórcio pode ocorrer de duas maneiras: sorteio e lance.

Sorteio

O sorteio, que é a maneira mais comum, ocorre durante as assembleias e pode beneficiar um ou mais consorciados. Tudo depende das condições estabelecidas pela administradora.

O número da cota sorteada é que recebe o direito à carta de crédito. A questão aqui é que você depende da sorte, pois pode ser contemplado tanto na primeira assembleia quanto na última.

Lance

O lance é uma forma de receber a carta sem ter que esperar ser sorteado. Ele é uma espécie de antecipação do pagamento das parcelas. As três opções de lances mais utilizados são:

  1. Livre;
  2. Fixo;
  3. Embutido.

Como a carta de crédito contemplada pode ser utilizada?

Nesse momento, é preciso ter atenção quanto ao tipo de consórcio que você fez. Isso porque quem está num grupo de consórcio de carros, por exemplo, não pode usar a carta para comprar uma casa. 

E o contrário também vale. Só é possível utilizar o documento para adquirir o bem dentro da categoria contratada.

Com a carta de crédito, a pessoa tem um poder de compra mais vantajoso, já que ela será feita à vista. É uma oportunidade para fazer excelente negócio. Além disso, ela é liberada somente para o consorciado, o que garante segurança no processo.

A carta de crédito tem validade?

Sim! Depois da contemplação e de receber a aprovação da liberação da carta de crédito, existe um prazo para utilizá-la. Geralmente este fica entre 90 e 180 dias, por isso é importante verificar direitinho na hora de contratar o plano.

E por que não ocorre na hora? Porque dentro desse prazo é feita a análise da situação financeira e cadastral do consorciado. É uma forma de proteger tanto o grupo quanto a administradora do consórcio.

No caso de alguém exceder o limite extrapolado, esta pessoa não perde o direito ao crédito, mas possivelmente precisará passar por todo processo de análise novamente.

--

Depois de aprender sobre a carta de crédito, você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com o MIT Consórcio. Aproveite ainda para fazer uma simulação em nosso site!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES