Dicas Mit

Como funciona o rali de regularidade da Mitsubishi?

18 Apr 24
3 min
01

O rally de regularidade é dividido entre categorias iniciantes e avançadas. Conheça essas categorias e as informações que receberá antes de começar a prova!

O Rali de regularidade é uma prova para aqueles que gostam de misturar aventura, direção e muita lama. Apesar de serem conhecidas como provas difíceis ou inacessíveis, as competições possuem categorias iniciantes e avançadas, com diferentes graus de dificuldade.

O Rali Mitsubishi existe há mais de 20 anos e é uma das provas mais tradicionais do país. O objetivo dos rallies de regularidade não é chegar primeiro, mas sim chegar a um destino dentro de um tempo determinado.

Conheça as 4 categorias do Rali Mitsubishi

  1. Turismo light

O turismo light é a categoria de iniciantes para pilotos, navegadores e acompanhantes. Não é necessário ter experiência para começar e é ideal para quem busca diversão e lazer com a família. No caso do Rali da Mitsubishi os carros que podem participar são todos os modelos 4×4 das famílias L200 e Pajero, ASX, Outlander e Eclipse Cross.

  1. Turismo;

A categoria de turismo é para pilotos, navegadores e até dois acompanhantes que tenham experiência anterior em ralis de regularidade. Podem competir todos os modelos 4×4 das famílias L200 e Pajero e ASX R e RS.

  1. Graduados;

Já os graduados são os competidores com muita experiência em ralis e que gostam de enfrentar grandes desafios. As provas são feitas em duplas e têm maior grau de dificuldade nas trilhas e na navegação. No Rali da Mitsubishi podem competir os mesmo modelos da categoria anterior. 

  1. Master

O master integra aqueles competidores com licença Graduado, muita experiência, e que tenham obtido ótimos resultados no ano anterior, como ter ficado entre os 10 primeiros do Motorsports Sudeste ou os 5 primeiros do Motorsports Nordeste. No Rali da Mitsubishi podem competir os mesmo modelos da categoria de turismo e graduados.

Quais informações você precisa antes de participar de um rali de regularidade?

Antes de qualquer prova é realizado o briefing. Nele, são mostradas as instruções sobre as provas e o trajeto, informações fundamentais para os participantes entenderem como funcionam os rallies de regularidade. 

Cada participante recebe uma planilha com as indicações de distância, tulipa, média de velocidade, tempo e observações. 

  • Distância: É marcada no odômetro do carro e corresponde ao deslocamento entre um ponto e outro;
  • Tulipa: São os desenhos que indicam a direção a ser seguida. A bolinha representa o local onde o carro está e a seta é para onde deve seguir depois de percorrer a distância;
  • Velocidade média: É a regularidade de velocidade que o piloto deve seguir. Existem particularidades que vamos explicar à seguir;
  • Tempo: Indica em quanto tempo o trecho deve ser percorrido;
  • Observações: São pequenas indicações sobre obstáculos e outras informações necessárias sobre o trecho.

Acima do número da velocidade estará uma letra. Pode estar escrito as seguintes:

  1. D: Corresponde ao Deslocamento, é o trajeto percorrido por ruas e estradas pavimentadas até chegar às trilhas;
  2. N: O Neutro é o trecho onde o competidor deve permanecer parado até começar a prova;
  3. V: A Velocidade indica a média que competidor deve usar para percorrer o trecho apresentado.

Os navegadores devem interpretar essas informações e repassar ao piloto. Ganha a prova quem tiver a maior pontuação, que é dada para àqueles que cumprem mais trechos dentro do tempo estimado. As chegadas aos pontos com antecedência ou atraso acarretará em descontos na pontuação.

---

Agora que você já sabe como essa experiência pode ser incrível, faça você também parte desse universo! Aproveite o máximo do seu carro com a família, busque a MIT Consórcio para entrar de cabeça nessa aventura.



Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES