Cuidados com o Carro

Como lavar o carro | 5 dicas para manter seu carro impecável

25 Apr 24
3 min
01

A limpeza do carro vai além da aparência. Ela também é uma forma de valorizar o veículo e garantir a sua saúde. Então, que tal aprender a lavar o carro?

O cheiro de carro novo, infelizmente, não dura para sempre. Mas o que jamais você deve abandonar é o hábito de manter o carro limpo. Essa é uma excelente forma de valorizar o seu veículo. Isso porque é perceptível, na hora da venda, quem cuidou do veículo ao longo do tempo que o utilizou.

Para quem usa o carro diariamente, o ideal é lavar o carro uma vez por semana

Aqui você vai aprender 5 dicas para manter o seu carro impecável. Boa leitura!

5 dicas para lavar seu carro e manter ele perfeito

1 - A limpeza da parte externa 

Depois de limpar e deixar a parte interna brilhando, é importante não esquecer de limpar a lataria. Acompanhe nossas dicas principais:

  • Fuja do sol para evitar manchas no veículo;

  • Use a mangueira sem muita pressão para não riscar;

  • Passe uma esponja com sabão neutro.

  • Seque a lataria com toalhas limpas, pode ser de algodão ou de microfibra.

Comece lavando de cima para baixo e sempre por partes, lembrando de deixar a lataria molhada para evitar manchas. Para limpar pneus e a parte debaixo do carro, utilize uma escova. 

2 - Limpe o interior do veículo

Você pode usar um pano de algodão umedecido em água com sabão neutro para lavar o interior do carro. Para um balde de água misture duas colheres de sabão ou shampoo neutro.

Se o banco do seu carro for de couro, ele também pode ser limpo dessa forma. Já para bancos de tecido, use um limpador de carpetes. Passe aspirador para tirar todos os resíduos. Para limpar o painel, que contém vários botões, você pode usar um pincel.

3 - Hidratação após a limpeza

Por não acumular tanta poeira e ácaros, o banco de couro é indicado para pessoas alérgicas. A limpeza é rápida, mas depois é preciso fazer a hidratação.  

O sabão de coco funciona como um hidratante na hora de lavar o carro, mas, se você preferir fazer a hidratação, é bom comprar produtos específicos em lojas especializadas. 

Nada de passar cremes ou óleos nos assentos por conta própria. Couros sintéticos, de vinil ou ecológicos necessitam de cuidados semelhantes. 

4 - Detalhes fazem toda a diferença

Estar atento aos detalhes de limpeza é essencial para deixar seu carro limpo. Veja detalhes simples mas que promovem uma mudança significativa no seu veículo:

  • Não esqueça de verificar se os tapetes estão secos ao colocá-los novamente no carro;

  • Para deixar os pneus brilhantes você pode usar produtos conhecidos como “pretinhos”;

  • Vale passar cera depois da lavagem se quiser deixar o seu carro bem protegido. O ideal é a cera em pasta que deve ser passada em movimentos circulares. Depois é só tirar o excesso com outro pano limpo;

  • Se o painel do seu carro for de plástico, evite a aplicação de produtos que contenham óleo, como o silicone, pois eles danificam, ressecando o painel;

  • Para detalhes em metal, como cromados, use polidor de metais e depois utilize uma flanela para polir;

  • Os vidros podem ser limpos com pano umedecido com água ou limpa-vidros. O truque de secar o vidro com jornal é bom para que ele fique brilhando.

5 - Mantenha a conservação  

Mantenha seu veículo o mais limpo possível. E como você faz isso além de lavar o carro? Veja essas dicas simples:

  • Evite comer dentro do veículo;

  • Recolha sempre o lixo;

  • Tenha o máximo de cuidado ao transportar animais;

  • Não fume no interior do carro;

  • Tenha um álcool em gel no porta luvas. Ele evita a contaminação por fungos e bactérias no volante e maçanetas.

----

O conteúdo foi relevante para você? O bom cuidado e a manutenção são os melhores caminhos para manter o seu carro sempre com aspecto de novo. 

Com estas dicas você vai aumentar o conforto ao dirigir e também estará protegendo o seu veículo do desgaste do uso constante. Com isso, você também o protege da desvalorização na hora da venda. 

Entre em nosso blog e leia mais conteúdos sobre carros e consórcios. Saiba como essa modalidade pode aproximar você do seu sonho!


Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES