Consórcio

Como posso ser contemplado no consórcio?

26 Apr 24
2 min
01

Você já sabe como você pode ser contemplado no consórcio? Venha conferir como funciona as duas opções: sorteio e lance!

Ao assumir o sistema de consórcio como a melhor opção para adquirir um veículo, você está optando por uma forma segura de aquisição e ainda escolhendo o planejamento para ser o seu melhor aliado. 

Parcelas que cabem no seu bolso e juros zero também te acompanham nesta tomada de decisão. Você tem dúvidas de como pode acontecer a contemplação? A contemplação pode acontecer de 2 maneiras e a qualquer momento.
 

Quando acontece a contemplação no consórcio?

Em reuniões denominadas assembleias. Elas acontecem mensalmente e o principal objetivo é a contemplação dos consorciados. Para saber a data da próxima assembléia é só clicar aqui. Ela também pode ser assistida de forma online.

Formas de contemplação em um consórcio

A contemplação pode acontecer de duas maneiras, por sorteio ou lance. As duas modalidades de contemplação podem ocorrer mensalmente durante as assembleias. Veja a seguir como funciona o processo de cada um!

Aquisição por sorteio

Ele é feito de forma aleatória e todos os consorciados têm a mesma probabilidade de serem contemplados, sem necessitar dar um lance.  Nessa modalidade, apenas concorrem os consorciados que estão em dia com o pagamento das mensalidades.

Por outro lado, não importa o número de prestações pagas. Mesmo com uma única parcela quitada, o sorteado leva o Mitsubishi para casa. Se você quiser ser o próximo sorteado é só esperar pela data da próxima assembleia e cruzar os dedos.
 

Como funciona o sorteio?

É muito simples. O sorteio acontece de uma forma parecida a de um bingo. São sorteados cinco números. O quinto é considerado o contemplado, os quatro restantes são considerados reservas.

Se por acaso o vencedor já tiver sido contemplado, são considerados os outros sorteados. Do maior para o menor número, 4º, 3º, 2º, 1º. Se por um acaso ainda nenhum dos sorteados estiverem aptos, o desempate é feito a partir da primeira cota sorteada. É considerado o número imediatamente superior e o imediatamente inferior, alternadamente, até que seja encontrado um consorciado.
 

Aquisição por lance

O lance é outra forma de contemplação e acontece simultaneamente ao sorteio. É importante ressaltar que são processos diferentes e independentes, e os consorciados podem participar dos dois.

Nesse caso é possível ofertar um valor que nada mais é do que o adiantamento das parcelas futuras. O consorciado oferece o maior valor que pode antecipar. 
E quem oferta o maior lance é contemplado. Depois do sorteio realizado, são apuradas as ofertas de lance. Essas ofertas seguem alguns critérios que nós vamos te explicar agora:
  •  Os lances devem ser ofertados em percentuais baseado no valor da categoria;

  • O valor do lance não pode ser inferior a 10% do saldo devedor e da mesma forma, o valor máximo é o do montante.

--
E aí, deu para entender como você pode ser contemplado no consórcio através de lance ou de sorteio? Se esse conteúdo foi útil para você, talvez se interesse também pelas modalidades de lances. O lance pode ser livre, fixo ou embutido. Você encontra essa e outras dicas em  nosso portal! Até a próxima. 

 

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES