Consórcio

Consórcio: como funciona o lance?

28 Mar 24
2 min
01

O lance em consórcio ainda gera muitas em quem quer participar desta modalidade. É a sua também? Então tire todas neste blog post.

Ter sua cota contemplada, é sem dúvida um dos momentos mais esperados por qualquer consorciado. A questão é que nem sempre a sorte está do nosso lado. É aí que entra o lance no consórcio.

O consórcio é uma modalidade fácil e segura de conquistar o tão sonhado carro. Depois que você inicia em um grupo, basta pagar as prestações e aguardar o momento da contemplação.

A maneira mais conhecida para isso é através do sorteio, porém não é a única. O lance é outro meio que o consorciado pode contar para receber sua carta de crédito, sem precisar ficar dependendo só da sorte.

E a boa notícia é que existe mais do que um tipo de lance. Explicamos quais são e como cada um funciona a seguir. Confira!

Conheça os tipos de lance no consórcio

Resumidamente, o lance no consórcio é como um adiantamento do pagamento das parcelas para que o consorciado consiga adquirir antes a carta de crédito. Os lances mais usados são:

Lance livre

Nesta modalidade o consorciado é livre para oferecer a quantia que desejar. Embora na teoria ele possa oferecer de 1% a 100% da carta de crédito, na prática as administradoras exigem um valor mínimo.

Quem do grupo oferecer a maior quantia é que tem sua cota contemplada. No caso de empate, a administradora levará em consideração as regras do contrato para definir o vencedor.

Lance fixo

Neste tipo de lance quem determina o valor é a administradora do consórcio. Geralmente a quantia corresponde a um percentual X do total da carta de crédito. Você pode estar se perguntando: mas se houver mais de uma proposta, quem ganha?

O desempate ocorre através de sorteio somente entre essas pessoas que ofereceram o lance fixo. É bom lembrar que todas as regras neste quesito devem estar bem claras em contrato.

Lance embutido

É quando o consorciado utiliza parte de sua futura carta de crédito para oferecer o lance no consórcio. Ou seja, a administradora desconta do valor total a parte que o consorciado ofereceu como lance embutido (linkar com post no blog sobre o lance embutido). Com isso, a pessoa não necessita ter em mãos propriamente o dinheiro para dar como lance.

A única questão aqui é que é preciso ter em mente que você não terá o valor total do crédito para a aquisição do bem desejado.

Quando o consorciado oferece o lance embutido, mas este não é o vencedor, o valor da carta de crédito fica intacto.

Dicas de como dar um lance vencedor

Agora que você já conheceu como funciona cada lance no consórcio, vamos falar sobre como dar a oferta campeã.

A mais importante de todas é que você precisa estudar o histórico de seu grupo para então oferecer o lance. Analise quais os valores cada um dá e em que épocas do ano mais ou menos pessoas participam.

Alguns especialistas indicam que é interessante oferecer algo entre 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas isso vai depender novamente da questão de ver como seu grupo se comporta.

Sempre leia atentamente as regras estabelecidas que a administradora estabelece no contrato. Caso contrário você poderá se frustrar oferecendo um lance que não cabe dentro das normas.

Já que você aprendeu mais sobre os lances, que tal fazer uma simulação em nosso site? É rápido e fácil.

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES