Cuidados com o Carro

Como economizar com carro depois da compra?

29 Mar 24
2 min
01

Quer saber como economizar com carro? Então, confira dicas interessantes neste conteúdo para você manter suas finanças saudáveis, mesmo depois da compra.


Comprar um veículo novo já é um investimento, no mínimo, considerável. Além dos custos de aquisição, ainda existem outras despesas envolvidas. Para minimizar o impacto desse investimento, descobrir como economizar com carro é essencial!

Vamos apresentar uma lista de dicas para você ter uma experiência ainda mais positiva com o seu automóvel. Confira!

Como economizar com carro: 6 dicas para aplicar já

Faça manutenção adequada

Pode parecer desnecessário agora, mas a verdade é que investir no seu carro com revisões preventivas regularmente traz menos gastos à longo prazo. 

Quando a manutenção não é adequada, o bem é depreciado e apresenta problemas. Eles, por sua vez, colocam a segurança dos passageiros em risco e geram transtornos muito mais expressivos.

Além disso, um motor mal regulado e filtros sujos elevam o consumo de combustível. Isso cria uma despesa que, muitas vezes, pode passar despercebida.

O ideal é realizar a manutenção preventiva em profissionais especializados e com certa regularidade. Sugerimos usar como marco para a revisão os 10 mil km rodados ou, no mínimo, a cada seis meses.

Escolha bem o combustível

Essa é uma dica especial para quem faz uso de veículos flex. Há como economizar com carro apenas decidindo entre o uso de etanol ou gasolina.

Para saber qual tipo de combustível é o mais vantajoso, faça o seguinte cálculo:

Valor do litro de gasolina x 0,70.

Se o resultado for maior do que o preço de um litro de etanol, abasteça com etanol.

Reduza os gastos com combustível

Algumas práticas simples diminuem seus gastos com combustível e são excelentes formas de como economizar com carro e fazer a sua parte junto ao meio ambiente. Veja exemplos:


  • Evite o ponto mortose você identificou que vai ficar parado por mais de 2 minutos, desligue o motor.

  • Dirija mais devagar: acima dos 90km/h, os gastos com combustível aumentam significativamente! Desacelere para economizar.

  • Desligue o ar condicionado: o uso de ar condicionado eleva o gasto com combustível em 10%. Diminua estacionando em lugares sombreados e abrindo mais as janelas do veículo.

  • Reduza o arrasto: contudo, acima de 80km/h, é preferível usar o ar do que abrir a janela. Janelas abertas e outros acessórios que interfiram na aerodinâmica do carro aumentam os gastos em até 20%.

Use aplicativos e mapas

Nada de ficar rodando, nem pegar o caminho mais longo! Use aplicativos para escolher as melhores rotas e localize-se o seu destino no mapa para não rodar mais que o necessário.

Evite multas e taxas

Mantenha o controle e não cometa deslizes no trânsito. As multas representam mais gastos desnecessários, além de indicarem situações que podem colocar em risco a integridade dos passageiros e do próprio veículo.

Corte deslocamentos curtos

Dá pra ir a pé? Então, vá. É possível pegar uma carona? Aproveite! Busque oportunidades para cortar deslocamentos curtos. Assim, você diminui os gastos com carro e toma atitudes mais positivas para o planeta.


Não é difícil saber como economizar com carro. Basta você mudar alguns dos seus hábitos e observar como sobra mais dinheiro no final do mês.


Quer mais dicas sobre o setor automotivo? Acompanhe o nosso blog e fique atualizado!



Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES