Dicas Mit

Esporte Radical de Verão: quais são os melhores?

27 Apr 24
3 min
01

O verão e esportes radicais são uma dupla perfeita. Se você também curte uma aventura, confira cinco modalidades para encarar nesta estação!

Ah, o verão! Como pensar em outra coisa a não ser em aproveitar todo o tempo livre, com dias de sol e férias? E neste ponto, esporte radical e verão é a combinação perfeita dos apaixonados tanto pela natureza quanto por uma boa aventura.

Pensando nisso, escolhemos 5 modalidades que vão fazer seu coração bater mais forte na estação mais alegre do ano.

Os vencedores na categoria Esporte Radical Verão

1. Surfe e SUP 

O surfe une o melhor do esporte radical e verão num só lugar: o mar. E o que não falta no Brasil são belas praias para pegar onda. Seja em Florianópolis, em Santa Catarina, ou Itacaré, na Bahia, o que vale é desbravar a costa litorânea de nosso imenso país.

E para quem quer contemplar o mar de outro jeito, o Stand Up Paddle (SUP) é sem dúvida uma opção. O legal desta modalidade é que ela pode ser praticada por todas as idades, com os mais variados níveis técnicos.

2. Mergulho

São três os tipos de mergulho praticados: livre, autônomo e dependente (semi-autônomo). O livre ocorre quando o mergulhador não usa equipamento debaixo d’água, só conta com seu controle de respiração. No autônomo, há o auxílio de respiradores. Já com o dependente, como o próprio nome diz, o suprimento de ar é alimentado a partir da superfície, por meio de compressor (chamado de “garrafa”) e mangueira. 

Os locais mais procurados para a prática de mergulho no país são em Arraial do Cabo, Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro, e, claro, o famoso arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

3. Rafting

Este é um esporte radical de verão onde a adrenalina está presente o tempo inteiro. Ele é feito com o uso de botes infláveis, que descem por corredeiras com os mais incríveis obstáculos criados pela natureza. Claro, para a prática é necessário o uso de equipamentos de segurança, em especial capacetes e coletes salva-vidas.

Seja em Brotas, interior de São Paulo, ou na Serra Gaúcha, os rios com a prática do rafting recebem uma classificação, de acordo com o nível de dificuldade. O 1 significa de menor risco e desafio. Já o 6, que é a última categoria, tem corredeiras extremamente perigosas e pedras enormes.

4. Escalada esportiva

O bacana da escalada esportiva é que ela pode ser praticada em grupo, mas também existe a possibilidade de fazê-la individualmente. Essa modalidade mistura escalada com técnicas de montanhismo e exige muita força e concentração. Para praticar o esporte com segurança é indicado o uso de equipamentos como cordas, capacete e sapatilha de escalada.

5. Trilha 4x4

Se tem um esporte radical de verão que reúne natureza, adrenalina e aventura é a trilha 4x4 ou off road. Quem começa a praticar esta modalidade se diz encantado, e geralmente não quer parar mais. O bacana da trilha 4x4 é que ela pode ser um programa para toda a família. Além disso, você pode conhecer lindas paisagens e fazer amigos pela estrada.

Para iniciar no off road não existe muita regra, basta que você tenha espírito aventureiro e, claro, tenha um veículo próprio para isso. O bacana é que existem modelos, por exemplo, que você pode usar durante a semana para a estrada e aos finais de semana para andar nas trilhas.

Você sabe que 4x4 é Mitsubishi, certo? Então que tal conferir tudo sobre aventura no blog do Consórcio MIT?

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES