Consórcio

Existe idade certa para contratar um consórcio?

15 Jul 20
2 min
01

Confira as vantagens de contratar um consórcio em todas as idades da vida, sempre buscando um bom planejamento financeiro e mais segurança.

Independentemente da idade, o consórcio é considerado a alternativa mais segura para fazer um planejamento financeiro e, principalmente, adquirir um bem. Entre os motivos, destacam-se a inexistência de juros nas parcelas e o fato de não ser necessário ter dinheiro em mãos para dar de entrada.

Segundo uma pesquisa de perfil dos consorciados, realizada pela pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), 68% do deles têm certeza que fizeram um bom negócio. Quando perguntados se recomendariam sua atual marca de consórcio para um amigo, 82% disseram que sim.

Devido ao aumento na confiança em relação a essa modalidade - e, consequentemente, na procura - muitas pessoas passaram a se questionar se há idade certa para contratar o consórcio.

Neste artigo, mostraremos as vantagens que o consórcio oferece em cada etapa da vida. Antes, porém, explicaremos porque existe uma idade mínima para ter seu próprio consórcio.

Qual a idade mínima para fazer um consórcio?

Legalmente, é a partir dos 18 anos que a pessoa é considerada capacitada para tomar decisões e, portanto, participar de um consórcio. Entretanto, ao completar 16 anos, o Código Civil Brasileiro afirma que a pessoa já pode assinar documentos - desde que seu responsável legal também assine.

Apesar dessa faixa de idade não ser a que mais investe em consórcios, ela vem crescendo nos últimos anos. Ainda de acordo com a ABAC, jovens de até 29 anos representam 17% do total das pessoas que demonstram interesse em realizar um planejamento financeiro.

As vantagens do consórcio em cada etapa da vida

Para os jovens, por exemplo, ele é visto como a oportunidade de investir no futuro e assumir um compromisso. E sem que isso represente uma mudança muito grande no seu orçamento!

Para eles, o consórcio permite que seja adquirido, com segurança, um bem de grande valor por um custo mensal mais baixo. Ou seja: é como se ele fosse o caminho mais fácil e rápido para construir seu patrimônio.

Já para quem tem mais de 30 anos, a questão das parcelas serem menores continua sendo um dos grandes atrativos. Isso porque, como existem outros custos fixos mensais, é preciso organizar com muito mais cautela o orçamento.

A grande procura nessa idade também é comprovada pela pesquisa realizada pela ABAC. Ela demonstrou que:

  • 26% estão na faixa dos 30 e 39 anos;
  • 23% possuem entre 40 e 49 anos.

Com o aumento da expectativa de vida, o consórcio também vem atraindo uma maior quantidade de pessoas acima dos 50 anos. Inclusive, hoje, eles já representam 34% dos consorciados ativos.

Para essa faixa etária, o consórcio é uma excelente forma de investir ou poupar para ampliar seus bens. Afinal, oferece segurança e disciplina, dois fatores considerados fundamentais!

É importante destacar que as taxas e as regras do consórcio são as mesmas, independentemente da idade. Logo, não há qualquer tipo de reajuste nos valores ou redução no limite de parcelas conforme a idade aumenta. 

---
Quer saber mais sobre consórcios? Leia também o nosso artigo “Você sabe como funciona um consórcio de carros?”.

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES