Educação Financeira

Mercado de investimentos para 2021: conheça as principais tendências!

20 Apr 24
3 min
01

e está pensando em fazer aplicações inteligentes no próximo ano, precisa estar atento a como os economistas projetam o mercado financeiro para 2021. Confira!

Conhecer as tendências do mercado de investimento para 2021 é muito importante para quem quer investir. Dessa forma, você já vai tendo uma ideia de onde colocar o seu dinheiro daqui para a frente, principalmente se nunca tiver investido antes.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar quais são as expectativas para o novo ano, bem como mostrar opções que você precisa considerar para entender o mercado de investimento para 2021.

Destacamos que este texto tem o propósito de mostrar opções de investimentos que existem no mercado, mas o ideal é que você tome uma decisão com base em estudos e no seu planejamento financeiro.

Expectativas econômicas

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segundo o boletim Focus do Banco Central, no início de janeiro, teve uma redução na estimativa para 2020 de 4,38% para 4,37%. Nesse sentido, a estimativa de inflação cresceu de 3,32% para 3,34% no ano de 2021.

A Selic, taxa básica de juros, finalizou 2020 em 2% ao ano. Já para o fim de 2021, a estimativa é que ela atinja 3,25% ao ano.

A expectativa do mercado financeiro para 2021 com relação ao PIB, em janeiro, subiu de 3,40% para 3,41%. Enquanto isso, espera-se que a cotação para o dólar siga em R$5 para este ano.

Vale lembrar que estas previsões sofrem pequenas variações semana a semana, conforme são divulgados os boletins do Banco Central. Mas o que todos esses números apontam é uma retomada no crescimento em 2021, após a recessão global de 2020. Esteja sempre atento aos informativos para manter-se atualizado e antecipar-se às dificuldades.

Tendências de mercado

Expansão do segmento de saúde

A expectativa é de maior projeção nos gastos com saúde. A telemedicina, o setor de pesquisa e desenvolvimento e as discussões sobre sustentabilidade nos negócios são questões que estarão em pauta no mercado financeiro para 2021.

Novo consumidor

O novo perfil de consumidor é o mais consciente. É o que prioriza o mercado local e está cada vez mais engajado com a preservação do meio ambiente. Além disso, os novos meios de compra online já são adotados por este perfil.

Diversificação nos investimentos

Com objetivo de minimizar riscos, a procura pela diversificação de investimentos será tendência no mercado financeiro para 2021. Assim, é possível aproveitar as altas do mercado e ainda controlar melhor as aplicações mais arriscadas.

Tendências de investimentos no mercado financeiro para 2021

Segundo o Yubb, uma ferramenta de busca de investimentos, as melhores opções para o ano de 2021 são:

Ações

Um investimento que possibilita que você se torne sócio de empresas e compre papéis por meio da bolsa de valores.

Fundos imobiliários

Se tratam de investimentos com foco em vários tipos de imóveis diferentes. São administrados por gestores e suas cotas são negociadas na bolsa de valores também.

Renda fixa

É um ativo atrelado aos indexadores CDI, Selic e a inflação. Ele é considerado um investimento com menor imprevisibilidade.

Fundos de investimento

Também administrados por gestores, nesse tipo de investimento há fundos de renda fixa, de ações e os que investem em outros tipos de fundos também.

Consórcio também é um bom investimento

Não podia faltar este tipo de investimento com relação ao mercado financeiro para 2021. Afinal, é seguro e sem burocracia!

Alguns dos principais benefícios de apostar no consórcio, são:

  • Não há juros e nem cobrança de entrada;
  • Há chances de contemplação em sorteios mensais;
  • Permite maior planejamento financeiro;
  • Possibilita flexibilização para o uso de crédito. 

E, então, gostou das vantagens? Faça uma simulação e comece a se planejar hoje mesmo!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES