Consórcio

Quais são os tipos de lance em consórcio?

28 Mar 24
2 min
01

Os lances proporcionam uma ajuda e tanto para o consorciado que deseja antecipar a contemplação de sua cota. Quer conhecer cada um? Confira este blog post!

O sistema de lances em consórcio é um dos pontos que mais gera dúvidas em quem está pensando em entrar nessa modalidade. Pensando nisso, criamos este blog post para explicar quais os tipos de lance em consórcio existem e como cada um deles funciona. Boa leitura!

Como funciona o sistema de lance em consórcio?

Antes de falar sobre os tipos de lance em consórcio, é importante lembrar que o lance basicamente é um adiantamento das mensalidades que o consorciado oferece à administradora. É uma boa oportunidade para quem não quer depender apenas do sorteio mensal ou recebeu um valor extra e pode utilizá-lo para esse fim.

Dessa forma, para oferecer o lance, o consorciado deve entrar em contato com a administradora antes de ser realizada a assembleia e comunicar sua oferta. O vencedor é sempre quem apresenta o maior valor.

A vantagem é que existem vários tipos de lance em consórcio, o que aumenta as chances do consorciado de ser contemplado.

O lance garante a contemplação do crédito?

Assim como você pode dar um lance, qualquer outra pessoa de seu grupo pode também. E se a oferta de outra pessoa for maior que a sua, ela será a ganhadora. Por isso, apesar de aumentar as chances, dar um lance não garante que sua cota será contemplada.

Quais são os tipos de lance?

Lance livre

Este é um dos tipos de lance em consórcio mais conhecidos. Como o próprio nome diz, é o consorciado que escolhe o valor em percentual que vai oferecer.

Qualquer consorciado pode participar, desde que comunique sua vontade para a administradora antes da realização da assembleia. Embora o maior lance apresentado seja o ganhador, o processo é diferente de um leilão, já que quem oferece não pode aumentar sua proposta.

Ainda, no caso de empate é feito um sorteio entre os consorciados que ofereceram os maiores lances.

Lance fixo

Dos tipos de lance em consórcio, este tem o percentual fixado pela administradora. Ela é quem diz qual a porcentagem é necessária para o consorciado participar. De maneira geral, esse valor varia entre 20%, 30% ou até 50%.

Mas se todos vão dar a mesma porcentagem, quem ganha? Nesse caso, quando há mais de uma oferta, também é feito um sorteio entre os interessados para que seja possível um desempate.

Lance embutido

Nesta modalidade é permitido que o consorciado ofereça um percentual do valor de sua carta de crédito como lance. Por exemplo, se você tem uma carta de R$ 50 mil, oferece 10% dela como lance. Se sua proposta for a vencedora, o valor do lance será descontado do total da carta de crédito.

---
Ficou com alguma dúvida? Confira mais sobre tipos de lance em consórcio e outros temas no blog do Consórcio MIT. Aproveite também para fazer uma simulação em nosso site!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES