Dicas Mit

Qual a melhor época para contratar um seguro auto?

25 Apr 24
3 min
01

Está precisando contratar um seguro para seu carro, mas tem dúvidas quanto ao melhor período do ano? Então, confira neste blog post algumas dicas que podem ajudar.

O seguro de carro é muito importante porque protege seu patrimônio ao mesmo tempo em que evita imprevistos financeiros. Porém, muitos motoristas ainda o enxergam como um gasto e circulam por aí sem proteção. E você sabia que é possível escolher a melhor época para fazer o seguro do carro

É sobre esse assunto que vamos falar em nosso blog post, mostrando qual o momento ideal para contratá-lo e quais os períodos do ano mais vantajosos. Ficou interessado? Então, siga com a gente na leitura!

Existe uma época mais vantajosa para contratar o seguro auto?

A primeira questão a se levar em conta, antes de falarmos sobre a melhor época para contratar o seguro auto, é não deixar seu veículo desprotegido. Ainda mais se você acabou de comprar um carro novo. O ideal é investir numa apólice o quanto antes para não ter nenhum prejuízo já de início.

Mas se você pode esperar, e tem tempo para se programar, é possível sim encontrar um melhor período do ano para fazer um bom negócio.

Isso porque, em determinados meses do ano, os valores oscilam devido ao ritmo de venda e dos preços dos automóveis nas concessionárias. 

Podemos citar como exemplo o fim do ano, quando o valor aumenta devido ao maior número de pessoas interessadas em adquirir um novo veículo. Geralmente, a tendência é que o número maior de vendas aumente também a procura por seguros.

Como os valores e condições dos seguros mudam ao longo do ano?

Primeiro trimestre do ano

Janeiro e fevereiro são meses em que muitas famílias costumam pegar a estrada para curtir as férias ou visitar familiares. Como estarão mais sujeitos a imprevistos, muitos motoristas procuram contratar um seguro para o carro antes de sair de viagem. Assim, com mais demanda, o preço da apólice tende a aumentar.

Segundo trimestre do ano

O segundo trimestre é a melhor época para fazer o seguro auto. É que neste período a procura diminui, em função de que muita gente não está saindo para viajar. Também, porque já passou a época de pagar contas como IPVA e matrícula escolar, por exemplo. Dessa maneira, você consegue contratar o seguro sem mexer muito no orçamento.

Terceiro trimestre do ano

Este também é um bom período para fazer a contratação do seguro para seu carro. Assim como no segundo semestre, as pessoas tendem a sair menos de casa. E o orçamento fica um pouco mais folgado.

Quarto trimestre do ano

A chegada do fim do ano faz com que as pessoas busquem novamente planejar suas viagens. E, como já mencionamos, com o aumento da procura por seguros, a tendência é que os preços deles subam também.

No entanto, é bom sempre reforçar que nesse período de férias os veículos devem contar com o seguro. Afinal, o movimento nas estradas aumenta consideravelmente. E a gente nunca sabe quando um imprevisto pode acontecer, não é mesmo?

Como escolher o momento ideal para contratar?

Você viu anteriormente que, em alguns meses do ano, o valor do seguro tende a ser mais barato devido à baixa na demanda. Porém, como falamos lá no início, o importante é poder contar sempre com a proteção do seguro.

Com tantos imprevistos que podem ocorrer ao dirigir por aí, o preço da apólice acaba até ficando em segundo plano. Até porque o barato pode sair caro.

Por isso, a melhor época para fazer o seguro do carro é aquela que vai mantê-lo sempre protegido!

Gostou deste conteúdo? No blog do MIT Consórcio você encontra muitos outros sobre automóveis. Confira!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES