Dicas Mit

SUV: o que é e como escolher o seu?

23 Apr 24
3 min
01

O SUV vem conquistando cada vez mais espaço no mercado automotivo. Quer saber suas características e entender mais sobre ele? Confira nosso blog post!

O mercado automotivo oferece diferentes modelos de carro. Se por um lado é bom, porque opções não faltam, por outro fica a dúvida em saber qual escolher. Um dos veículos que vem conquistando cada vez mais espaço é o SUV. Altos e espaçosos, eles oferecem a vantagem de andar bem tanto na cidade quanto em locais com terrenos irregulares.

Se você tem dúvida sobre o que é SUV e quais vantagens ele oferece, confira todos os detalhes neste blog post. Boa leitura!

O que é SUV?

O Sport Utility Vehicle (SUV), que traduzido para o português significa veículo utilitário esportivo, costuma ter um porte avantajado e muito espaço interior. Existem várias versões para sua origem, mas há um consenso de que o modelo surgiu da necessidade de fazendeiros e outros profissionais que precisavam de um carro urbano, porém que fosse capaz de andar em terrenos irregulares, como no campo.

Por ser bastante espaçoso, este tipo de carro é indicado para o transporte de pessoas e também de vários objetos pessoais, como malas de viagem. Além disso, é muito visado por quem pratica esporte e precisa levar junto equipamentos e acessórios.

Dicas para escolher o SUV ideal para você

Agora que você já sabe o que é SUV e quais as suas características, vamos apresentar algumas dicas para escolher o modelo ideal para você. Confira:

Verifique a potência

O SUV é um carro mais pesado e, por isso, demanda maior potência do motor. Para saber se o modelo que você tem interesse dá conta do recado, o ideal é analisar aspectos como torque (medido em kgfm) e potência (medida em cavalos).

Observe o tamanho das rodas

Rodas com maior diâmetro são melhores na absorção de imperfeições do asfalto, como ondulações e buracos. Por isso, este item deve pesar em sua decisão de compra. O tamanho delas também influencia diretamente na vida útil da suspensão, o que pode gerar economia com a reposição de peças.

Procure aqueles com maior estabilidade

No SUV o centro gravitacional é mais alto do chão, e isso pode influenciar diretamente na estabilidade dele. Ou seja, a capacidade do veículo de se manter no chão mesmo nas curvas ou em situações adversas é afetada.

A boa notícia é que os modelos mais novos oferecem sistemas como distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração e de estabilidade (ESC ou ESP) e suspensão traseira independente.

Então, ao avaliar qual SUV comprar, busque se informar dos itens disponíveis. Neste caso, quanto mais melhor.

Facilidade para fazer manobras

Procure os modelos que sejam fáceis de manobrar. Como é um carro grande, ter uma direção pesada, com um volante que esterça pouco, só vai deixar você cansado.

Hoje em dia, a grande maioria dos carros 0km sai com direção elétrica ou hidráulica de série — o que facilita muito uma baliza, por exemplo. Porém, outros itens como sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré são excelentes diferenciais.

Tração integral

Nossa última dica é analisar a tração nas quatro rodas — ou seja, quando o motor do veículo tem a capacidade de girar as quatro rodas ao mesmo tempo. Caso você utilize seu SUV para terrenos mais acidentados com terra e lama, por exemplo, contar com um carro 4x4 será um super diferencial para se aventurar sem correr o risco de ficar atolado.

A Mitsubishi é uma das montadoras mais conhecidas pelo universo SUV 4x4 do mundo. Um dos modelos mais icônicos do mercado, as famosas Pajero, estão no mercado desde 1982 e continuam sendo um sucesso de vendas. 

Para você conquistar esse objetivo, o MIT Consórcio vai te ajudar! Quer saber como? Visite nosso site e confira.

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES