Consórcio

Vale a pena antecipar as parcelas do consórcio?

22 Sep 20
2 min
01

Quer saber como funciona a antecipação de parcelas e quando esse tipo de prática é vantajosa para o consorciado? Clique e confira nosso blog post!

Está com dinheiro sobrando e já se perguntou se vale a pena antecipar as parcelas do consórcio? Saiba que esta é uma dúvida muito comum para quem recebe um valor extra e não tem certeza se deve pagar as prestações antecipadas.

Neste artigo, reunimos explicações e argumentos que podem ajudar você a tomar uma decisão mais assertiva. Boa leitura!

Como funciona a antecipação de parcelas em consórcios?

Antecipar as parcelas do consórcio é uma forma que o consorciado tem de adiantar a quitação do contrato, pagando duas ou mais parcelas ao mesmo tempo. 

Se você recebeu um valor extra e tem interesse em fazer isso, o primeiro passo a tomar é ler o contrato de seu consórcio. Nele deve constar as condições sobre a antecipação, como o número de parcelas permitidas e se o consorciado não contemplado, por exemplo, pode fazê-lo.

É importante deixar claro que essa antecipação não dá direito ao consorciado de ser contemplado imediatamente, no caso dele ainda não ter recebido a carta de crédito. Ele também não terá descontos no valor total.

Quem pagar todas as parcelas fica livre de débitos para com o grupo de consórcio no futuro.

Tipos de antecipação de parcelas

1 - Sequencial direto

Neste caso, os pagamentos obedecem a ordem das datas estabelecidas nos boletos, seguindo a sequência.

2 - Inversa

Aqui o consorciado opta em pagar as parcelas com o prazo mais distante, ou seja, da última para a primeira. 

Quem paga as parcelas com vencimento maior e a do mês atual consegue encurtar o prazo de seu plano pela metade do tempo.

3 - Total

Como o próprio termo se refere, neste caso a quitação das parcelas é completa. Se o consorciado já tenha sido contemplado, o mesmo encerra sua participação no grupo.

Quando vale a pena antecipar as parcelas?

No caso do consorciado que já foi contemplado, a antecipação da parcela vai ajudar na amortização ou até mesmo quitação do saldo devedor no consórcio. 

Porém, para quem ainda aguarda a contemplação, vale a pena antecipar as parcelas do consórcio através da oferta de lances. Ao dar um lance você potencializa suas chances de ser contemplado. 

Para isso, estude o histórico de lances do seu grupo para ver qual o melhor período em fazer a oferta, e quais os valores geralmente apresentados. 

Se der um lance mas não ganhar, o valor volta para você, que pode tentar novamente em algum outro momento. 

Vale lembrar que a antecipação das parcelas é recomendada para quem recebeu um dinheiro extra. Nunca use esse valor se ele vier a fazer falta para honrar seus compromissos financeiros. 

Se você está em um bom momento profissional, conta com um orçamento familiar bem planejado e tem uma fonte de renda segura, pode ir em frente. Caso contrário, aguarde mais um pouco para então antecipar as parcelas do consórcio.

--
Agora que você aprendeu sobre todas as condições para antecipar o pagamento das parcelas do consórcio, vale a pena tirar um tempinho e refletir sobre o momento certo e a melhor forma de fazer isso. Com certeza você encontrará o caminho certo para usar esse valor extra da forma correta!



Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES