Dicas Mit

Vantagens de ter um carro com tração 4x4

25 Apr 24
2 min
01

A tração 4x4 é uma característica que permite a você descobrir de lugares inacessíveis a veículos comuns. Confira as vantagens desse diferencial super aventureiro!

Na hora de adquirir um carro, uma das características que devem ser levadas em consideração é a tração, que é a capacidade de transferir a força do motor para as rodas. Ela permite que você vá a lugares normalmente mais complicados a veículos 4x2. Mas qual é a melhor: a tração 4x4 ou 4x2?

A principal diferença entre a tração 4x4 e a 4x2 é que esta última traciona apenas em duas das quatro rodas. Ou seja, ela vem de fábrica com a tração dianteira ou traseira. Em contrapartida, na tração 4x4, todas as rodas são conectadas à transmissão, elevando o desempenho do veículo, principalmente em terrenos off-road.

Em ambientes urbanos, a diferença entre elas pode não ser tão perceptível. Porém, quando o assunto envolve terrenos irregulares, como estradas lamacentas ou subidas muito íngremes, um veículo 4x4 encara sem grandes esforços. Logo, é um ótimo aliado tanto na correria da cidade e na tranquilidade do campo quanto nas trilhas de final de semana.

Se você procura informar-se sobre veículos com tração 4x4, continue a leitura. Isso porque iremos pontuar os seus principais benefícios para, assim, você ter ainda mais certeza que essa opção é a melhor para você. Vamos lá?

4 motivos para adquirir um carro com tração 4x4

1 – Ele é ótimo para estrada de terra

Quem gosta de viajar e explorar a natureza, certamente se depara com frequência com a tão temida estrada de terra. Se ela tiver muito fofa ou molhada, torna-se um desafio quase impossível de superar utilizando um carro 4x2.

Nos veículos com tração 4x4, a força é aplicada nos quatro pneus. Logo, a transferência do torque para o solo é mais efetiva, aumentando a aderência e possibilitando trafegar sem se preocupar em derrapar ou atolar, por exemplo.

2 – Perfeito também para a cidade

Engana-se quem acha que o carro 4x4 é indicado somente para ambientes off-road. Na verdade, ele é indicado para qualquer tipo de terreno. Na cidade, ele se torna um grande aliado, por exemplo, em dias de chuva, pois permite passar por ruas alagadas facilmente.

No dia a dia ele também é eficiente para encarar os buracos e as valetas que são encontradas em muitas ruas ou estradas brasileiras. Como esse perfil de carro possui suspensão elevada, pneus largos e perfil elevado, fica muito mais fácil ultrapassar essas barreiras sem prejudicar o carro e, principalmente, o conforto dos passageiros.

3 – Oferece mais segurança

Outra vantagem da tração 4x4 é que possuem sistema de freio, direção e suspensão muito mais robustos e resistentes. Além disso, como as quatros rodas se movimentam ao mesmo tempo, o sistema de tração distribui o peso do carro de forma igualitária

Com isso, proporciona maior estabilidade, segurança e confiança para dirigir.

4 – Maior potência

Geralmente, os carros com tração 4x4 são movidos a diesel. Consequentemente, o motor possui maior torque e, ainda, é impulsionado por um turbocompressor — fatores que elevam substancialmente a sua potência.

Assim, além de confortável e seguro, ainda apresenta muito mais força e potência que os modelos tradicionais 4x2.

Agora que você conheceu os principais benefícios da tração 4x4, que tal adquirir o seu Mitsubishi para utilizar em qualquer terreno? Com o MIT Consórcios, seu carro off-road está a poucos passos. Acesse o nosso site e descubra o porquê!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES