Consórcio

Você sabe como funciona um consórcio de carros?

20 Apr 24
2 min
01

Saiba tudo sobre como funciona um consórcio de carros: as possibilidades de contemplação, as vantagens e mais!

Está pensando em trocar de veículo ou comprar o seu primeiro Mitsubishi, mas não deseja pagá-lo à vista? Então, você precisa saber como funciona um consórcio de carros! Ele pode ser uma ótima opção para você realizar sua próxima aquisição. 

O consórcio é uma modalidade de compra que consiste na união de pessoas – físicas ou jurídicas – com a finalidade de formarem uma poupança para adquirir um bem. Esse grupo é formado por uma Administradora de Consórcios e ocorrem sorteios mensalmente para a liberação de cartas de crédito.

Se você tem dúvidas sobre como funciona um consórcio de carros, principalmente sobre as possibilidades de contemplação, continue a leitura. Explicaremos tudo a seguir! 

Como funciona um consórcio de carros?

Nessa modalidade de crédito, a pessoa pode entrar em um grupo novo ou que já está em andamento e escolher, entre as opções de valor de cota, aquela que possibilita a aquisição do seu bem.

Com a contribuição mensal de cada um, que consiste em um percentual em cima da carta de crédito, é formada uma espécie de poupança coletiva – valor que permite a contemplação dos consorciados.

Mensalmente, a Administradora realiza sorteios de cotas - como é chamado o número de identificação de cada participante. A quantidade de pessoas sorteadas é oficializada em contrato, e pelo menos um consorciado ao mês é contemplado.

Além do sorteio, é possível ser contemplado mediante a realização de um lance. Ou seja: é ofertado um valor – que será utilizado como parte do pagamento – e, se ele for o maior, a pessoa recebe sua carta de crédito.   

Quais as vantagens do consórcio?

O consórcio uma forma  prática e vantajosa  de compra planejada.  O principal benefício é que não possui juros nas parcelas – apenas taxa de administração. Com isso, a pessoa sabe exatamente o que está pagando. Afinal, a taxa é informada em contrato e não muda até a última pessoa ser contemplada.

Outra vantagem dessa modalidade é que é possível realizar o parcelamento integral do veículo. Não é preciso dar nenhum valor de entrada, exceto caso a pessoa queira antecipar a liberação do crédito por meio de lance.

Além disso, o consórcio é menos burocrático e mais flexível. Se, por exemplo, o consorciado decidir, antes da contemplação, adquirir um crédito de maior valor, ele pode solicitar aumento do crédito.

Por que as pessoas fazem consórcio?

O consórcio facilita muita a aquisição de um bem, principalmente para quem tem dificuldade ou falta a disciplina para guardar o dinheiro. Isso porque o consórcio é um compromisso entre um grupo de pessoas. 

Essa modalidade também é indicada para quem não tem urgência em adquirir o bem. Ela costuma ser muito procurada, inclusive, por pais que desejam comprar um veículo para o filho dentro de alguns anos, por exemplo.

Independentemente do caso, pode-se dizer que as pessoas fazem consórcios porque têm um desejo de comprar um carro novo e não querem pagar juros!

---
Quer aprender ainda mais como funciona um consórcio de carros? Baixe agora mesmo nosso infográfico sobre o tema!

Por MIT Consórcio
Somos o Consórcio para você conquistar o seu Mitsubishi com o melhor negócio.

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES